Embora a ansiedade e o estresse sejam experiências naturais e inevitáveis na vida, há momentos em que isso pode prejudicar gravemente a saúde mental e a qualidade de vida. De modo geral, estresse e ansiedade são simplesmente reações biológicas e fisiológicas à percepção de ameaças à sua segurança ou perigo externo. Uma vez que a situação estressante tenha passado ou o “estressor” seja removido, esses sentimentos devem diminuir. O transtorno de ansiedade é quando esses sentimentos não conseguem diminuir, continuando sem nenhuma razão ou causa identificável.
Em uma empresa, esses sintomas podem se traduzir em dificuldade de interagir em equipe e/ou se comunicar com clientes, dificuldade de concentração, preocupação e medo injustificáveis, em vez de se concentrar nas atividades, recusar tarefas por medo do fracasso, medo de falar em público, entre outros problemas.
A ansiedade pode afetar drasticamente a sua qualidade de vida e deixá-lo contando os minutos do início ao fim do expediente. Cerca de três em cada quatro pessoas com estresse ou ansiedade dizem que isso interfere em suas vidas diárias, e o local de trabalho não é exceção. A ansiedade pode afetar o desempenho, a qualidade do profissional, o relacionamento com os colegas e o relacionamento com os supervisores, líderes e gestores. E se você tiver um transtorno de ansiedade diagnosticado, esses desafios podem ser ainda mais difíceis.
O primeiro passo para administrar a ansiedade no escritório é construir um plano de bem-estar pessoal. Se você está dormindo adequadamente, comendo de forma saudável, se exercita e se envolve em atividades sociais, suas chances de diminuir a ansiedade são muito maiores. Reconhecer os sinais de ansiedade profissional é o primeiro passo para melhorar sua saúde mental. Os principais sintomas que você precisa se atentar são:
Sentir-se irritado ou deprimido;
Desapontamento com você mesmo quando você não cometeu erros;
Reações emocionais aumentadas;
Perda de interesse no trabalho;
Perda de confiança em suas habilidades;
Memória fraca;
Mudanças nos hábitos alimentares;
Problemas para dormir;
Fadiga;
Dificuldade de concentração;
Tensão muscular ou dores de cabeça;
Problemas de estômago;
Retraimento social;
Preocupação irrealista ou excessiva;
Reações assustadas exageradas;
Nervosismo e Irritabilidade excessiva;
Fadiga e/ou coração acelerado;
Medo de falar em público / falar em reuniões;
Medo de trabalhar em grupos;
Medo de não cumprir prazos;
Medo de ser julgado e de humilhação;
Medo de interagir com figuras de autoridade;
Evitar se comprometer com novas tarefas; e
Medo de tentar uma promoção.
Se você reconhecer algum desses sintomas, tome medidas para reduzir o estresse profissional, cuidando de si mesmo. Quando o estresse interfere na sua capacidade de realizar suas tarefas e gerenciar sua vida pessoal ou afetar negativamente sua saúde, é hora de agir. Ao proteger sua saúde física e emocional, você se tornará mais forte e mais resistente ao estresse. Essencialmente, quanto melhor você se sentir, melhor equipado estará para controlar a ansiedade no ambiente corporativo.
A boa notícia é que até pequenas mudanças podem fazer a diferença. Gerenciar o estresse não significa uma revisão total do estilo de vida. Uma série de pequenas mudanças positivas afetará seus níveis de estresse ao longo do tempo.
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